Prefeitura de Curitiba
busca:
home projetos noticias fotos links downloads enviar notícias saiba mais
.: Educação Infantil  
  Educação Infantil > Notícias
   

Seminário de Discussão das Diretrizes- Participação dos CEIs Conveniados


Postado por: ANDREIA HADLICH
Fonte: Fernanda Langbecker e Elisabet Ristow Nascimento

DIRETRIZES CURRICULARES DO MUNICÍPIO EM CONSTRUÇÃO

A convocação pelo Departamento de Educação Infantil para que participássemos das Discussões das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e do Seminário Interno das Discussões no final do mês de maio de 2005, fez com que nos sentíssemos mais integradas as políticas públicas já que os Centros de Educação Infantil Conveniados representam um número expressivo, e, contribuem de alguma forma, com o município de Curitiba no atendimento à Primeira Infância.
Retomando a fala da professora Ida Regina Moro Milléo de Mendonça, que “somos o resultado de nossas histórias”, com certeza não seremos mais as mesmas após o estudo e a discussão de documento tão importante para uma educação infantil de qualidade.
A equipe do Departamento de Educação Infantil que dá apoio técnico aos CEIs Conveniados, com esmero e dedicação promoveu encontros ricos e instigantes, procurando superar os modelos descritivos e prescritivos, contribuindo com sugestões refletidas a partir da própria prática.
Aos poucos o grande grupo foi afunilando, permanecendo duas representantes responsáveis pelas contribuições finais no Seminário de Discussão das Diretrizes. É notório que nossos estudos foram estimulantes e abrangentes, mas, algumas vezes nos sentimos frustradas devido à falta de tempo para uma leitura mais elaborada da proposta vigente. Assim, nossos estudos e reflexões das páginas 73 a 92 e 142 a 145 do documento Diretrizes Curriculares- o currículo em discussão, contribuíram no próprio documento com escritos e referências bibliográficas de forma clara e objetiva durante o Seminário de Discussão das Diretrizes.
Várias questões foram levantadas pelo nosso grupo, e, consideramos de suma importância que algumas sejam absorvidas para uma proposta mais ampla e crítica, e novamente retomando as palavras da diretora do Departamento de Educação Infantil da SME quando da abertura do Seminário Interno “as Diretrizes representam um caminho, não um lugar; tem uma história que precisa ser contada em um processo coletivo. Ao terminarmos essa discussão, vamos sair daqui com a sensação que esse trabalho não está terminado. As Diretrizes têm dois papéis fundamentais, garantia de quesitos de qualidade, e, não são um ponto de partida, mas, uma referência constante para realimentar a Projeto Político Pedagógico”.
Neste contexto, acreditamos que a proposta da SME – Departamento de Educação Infantil- em refletir, atualizar, resignificar e adequar tal documento convocando a partir dos Núcleos Regionais de educação seus Centros de Educação Infantil (oficiais e conveniados), promoveu a integração, participação e uma enriquecedora discussão quanto a construção e reconstrução do currículo como ponto de partida.
Representantes dos Centros de Educação Infantil Conveniados
Elisabet Ristow Nascimento – Creche Vila Sandra
Fernanda Langbecker – Escola Maternal Annette Macedo




Desenvolvido por ICI - Instituto Curitiba de Informática. Dúvidas, críticas e sugestões, envie um email para o webmaster